segunda-feira, 16 de maio de 2011

TURISMO

Por Socorro Bastos

Sempre gostei de viajar. Quando a Revista Atual me convidou para escrever matérias sobre turismo, vi a chance de passar informações a outros viajantes e logo me tornei uma participante ativa da revista. Desta vez busquei o melhor de Portugal para compartilhar com vocês.
Minha sugestão é começar por Lisboa, porta da Europa para nós brasileiros.Gozando de temperaturas primaveris e de verões refrescados pela brisa atlântica, um céu radioso ilumina a cidade monumental, onde à noite se pode ouvir um fado, acompanhado de um bom bacalhau e excelente vinho.
São variados os pontos de interesse turístico da cidade, mas alguns são absolutamente imperdíveis. É o caso do Castelo de São Jorge (de onde se avista toda Lisboa), Sé Patriarcal, Mosteiro dos Jerônimos (patrimônio da humanidade - Unesco), Torre de Belém, Monumento dos Descobrimentos, Praça do Comércio, as estreitas ruas medievais dos bairros de Alfama, Bairro Alto e Basílica da Estrela.
A romântica Sintra merece uma visita por seu Castelo dos Mouros, a Quinta da Ragaleira e o Palácio Nacional de Pena. Perto dali fica o Palácio de Queluz (estilo rococó, recanto de verão para D.Pedro de Bragança) e o Convento de Mafra.
A fervilhante Estoril, que tem o famoso cassino do mesmo nome, onde se pode fazer uma fezinha nas máquinas caça-níqueis, roletas etc. A região convida ao prazer de dias ensolarados.
O centro de Cascais é uma pitoresca vila de pescadores, possui cerca de 15 km de praias. A melhor maneira de apreciar toda beleza da costa de Cascais é fazendo um passeio a pé, ao longo do paredão entre São João do Estoril e Cascais (3km). Não deixar de ver o Centro Cultural, antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, datado do século XVI.


Obs.: Na foto, eu e minha irmã, Lucileide, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos.

Nenhum comentário: