Antes de escolhermos quem seria o entrevistado dessa edição, lançamos uma enquete no blog da Revista, deixando que os internautas decidissem com quem deveria ser a entrevista: cantor, jogador de futebol, apresentador de TV ou empresário. Com 69% dos votos, a última opção foi à vencedora. Resolvemos entrevistar o Empresário Fernando Pontes que comanda ao lado da família, vários empreendimentos, gerando emprego e renda em Canindé e região.
Atual.com - Fernando, atualmente você é uma das pessoas que mais tem se destacado no âmbito empresarial da nossa região. Um dos objetivos dessa entrevista é fazer com que os leitores lhe conheçam melhor. Você poderia falar um pouco de sua trajetória?
Fernando - Sou filho de Domingos Ferreira do Nascimento e Maria Natividade Pontes do Nascimento. Nasci no Sertão de Santa Quitéria e vivi por lá, até completar a maioridade. Meu pai era vaqueiro e a gente trabalhava no campo. Após completar 18 anos fui embora para São Paulo onde fiz cursos e treinamentos no ramo de gastronomia, barman, garçom, cozinheiro, copeiro e informática. Depois fui trabalhar em restaurante e hotéis de São Paulo durante 11 anos. Após mais de uma década de economia montei minha primeira empresa em São Paulo, o Bar e Restaurante Bom Gosto. Em 2003, vendi tudo e vim embora para o Ceará, onde escolhi Canindé para morar e montar meu empreendimento. Em 26 de julho de 2003 montei a Churrascaria Balança, funcionando 24 horas. Depois montei em sociedade com meus irmãos as Churrascarias: Barzão, Estrela Grill, Jardineira Grill e, em Madalena, Lagoa Grill, todos funcionando 24 horas. Depois montei com meu amigo Sirineu a Panificadora Alto Pan, após um ano em sociedade, vendi minha parte para ele. Vendi também a Churrascaria Balança para o Rafael, um ex-funcionário. Em Canindé, construi o Edifício Modelo, onde moro e montei a Confeitaria e Panificadora que funciona de domingo a domingo de 5h às 22 horas. Por último, a Chopperia e Sushi-Bar Aquarius, a primeira shoperia da cidade, um restaurante de nível internacional, onde trabalhamos com comidas chinesa, japonesa e regional.
Atual.com - Qual a satisfação de ter o trabalho reconhecido pela classe empresarial, por políticos e principalmente pelos frequentadores e consumidores dos seus produtos?
Fernando - É uma satisfação muito grande, só tenho a agradecer a Deus por ter me colocado nesse ramo, onde sou muito bem aceito. Fazer parte dessa sociedade é um privilégio muito grande e o resultado está aparecendo, meu trabalho está sendo reconhecido por todos.
Atual.com - Shoperia e Sushi-bar são novidades para a região. Como você observa a aceitação por parte dos consumidores?
Fernando - A aceitação da Aquarius está sendo muito boa. Aqueles que já conheciam o shop e a comida oriental estão adorando e aqueles que ainda não conheciam passaram a gostar, pois nossas comidas são boas e com preços bem acessíveis. Aqui não cobramos taxa de 10% para o garçom, nem couvert artístico e nem taxa de entrega como acontece na Capital e em outras cidades da região que dispõe de um bom restaurante.
Atual.com - Tem algum projeto em mente para 2011?
Fernando - No momento vamos reformar todos os nossos estabelecimentos, reciclar e aperfeiçoar nossos funcionários e o próximo empreendimento com certeza sairá no final do ano.
Atual.com - Há algum grande sonho na área empresarial que você ainda não conseguiu realizá-lo?
Fernando – Sim. Montar em Canindé uma área de lazer para o conforto dos canindeenses e visitantes; uma espécie de Beach Park com hotel, piscina, park, toboágua, clube para realização de festas com um amplo espaço e outras opções de entretenimento.
Atual.com - Quais foram os maiores desafios que você já enfrentou vida? E como você os superou?
Fernando - Quando tive de ir embora para São Paulo, trabalhei em dois horários durante 10 anos. Relembro que saía de casa às 9h da manhã e chegava às 3h da madrugada, enfrentando frio, chuva, e outras adversidades, mas sempre com muita fé e otimismo.
Atual.com - Com tantas coisas para se preocupar, como é seu dia-a-dia?
Fernando - Meu dia-a-dia é normal. São vários empreendimentos... mas, somos nove irmãos trabalhando juntos. Por isso dá para jogar futebol, ler revista, jornal e ainda dou uma saidinha com os amigos nos finais de semana a noite.
Atual.com - O que a família representa para você?
Fernando - Família é tudo para mim. É sem dúvida minha maior felicidade.
Atual.com - Em dezembro você compartilhou o sucesso das empresas com os sues funcionário numa “baita” confraternização com direito a futebol, churrasco, shop, música ao vivo e muita premiação. Como é sua convivência com os funcionários?
Fernando - A convivência com os funcionários é ótima, pois eu sempre relembro meu passado... Passei por mãos de vários patrões. Então eu sei o quanto é bom ser tratado bem, sem distinção entre patrão e funcionários; brinco, como e bebo junto com eles, nos tratamos iguais dentro e fora do trabalho.
Atual.com - Para quem quer começar seu próprio negócio, quais as recomendações que você deixaria?
Fernando - Tem que ter fé e acreditar no que vai fazer. O caminho para o sucesso é acessível a todos, basta agir com honestidade, dedicação no trabalho e economia, nunca gastando mais que o necessário, pode ter certeza que o resultado virá. Por exemplo, eu montei uma estratégia e abri uma empresa que funcionava 24h e lá estava eu trabalhando 17h por dia e sem folga, mas o resultado apareceu.