quinta-feira, 9 de junho de 2011
Quiterianópolis Sediou o 5º Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará
Mais de 250 comunicadores participaram do evento e a Revista Atual esteve presente fazendo a cobertura completa.
Aconteceu no último dia 3 de junho em Quiterianópolis o 5º Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Estado do Ceará. O evento foi promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) e Sincorce (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará), em parceria com a Prefeitura daquele município. Na ocasião, diversas autoridades prestigiaram o evento, tais como o vice-governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, o deputado federal, Domingos Neto, prefeitos de vários municípios da região, vereadores, secretários, e claro, jornalistas e radialistas da capital e do interior.
No decorrer da programação foram ministradas palestras, abordando temas de relevância para a categoria e a comunidade de um modo geral; como saúde e segurança pública. Houve também apresentações culturais do grupo de reisado, ‘os Caretas’, e a participação do renomado poeta popular, ‘Antônio Alves de Cajazeiras’, que por sua vez, desenvolveu uma bela apresentação ligada à temática da defesa do meio ambiente. O encontro dos comunicadores aconteceu no momento em que o município de Quiterianópolis comemorava o 24º aniversário de emancipação política. O prefeito Francisco Vieira se mostrou bastante satisfeito com a realização do evento. “A presença dos jornalistas e radialistas de praticamente todo o estado do Ceará só veio abrilhantar o aniversário do município de Quiterianópolis. Ficamos muito felizes em termos sediado um esse encontro de tamanha magnitude que sem sombra de dúvida só veio agregar valores aos festejos locais”, disse.
De acordo com o superintendente da Aceji, jornalista João Ferreira, o encontro foi bastante proveitoso, tanto no que diz respeito à quantidade de participantes, quanto aos assuntos abordados, além, claro, do respaldo que essa entidade está conseguindo obter enquanto representante desse importante seguimento da imprensa cearense. “Um encontro desse nível com a participação de mais de 250 comunicadores, onde foram abordados assuntos de grande relevância, mostra que esse projeto da nova Aceji está ganhando corpo, está sendo entendido e adquirindo mais visibilidade junto aos meios de comunicação e autoridades do nosso estado”, afirmou. Segundo o acejiano, o próximo encontro será em setembro na cidade de Boa Viagem, no Sertão Central, e para fechar o calendário anual, em novembro já está oficializado o 7º, na cidade de Crateús. Ficou acertado também que Crateús sediará no mês de julho um curso de radialista que será ministrado pelo Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará em parceria com a Aceji, Sincorce e a APCDEC (Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará).
O presidente do Sincorce, Alfredo Costa, focalizou seu discurso na liberdade de imprensa, que segundo ele, é um dos objetivos principais desse tipo de encontro. "A liberdade de expressão é um direito humano inalienável, e sua proteção também".
No encerramento da solenidade, diversas personalidades foram agraciadas com a Comenda - Jornalista Dutra de Oliveira – a mais importante da entidade, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área da comunicação ou pelo trabalho político realizado em prol do progresso dos municípios da região. O aniversário de Quiterianópolis também foi marcado pela inauguração de várias obras, e a noite, na praça da cidade, as bandas Solteirões do Forró, Forró Boca a Boca e Forró da Curtição fizeram a alegria dos presentes. Maiores informações, na versão impressa da Atual.com.domingo, 5 de junho de 2011
Estudantes inadimplentes da Uva poderão realizar matrícula
Cinco estudantes inadimplentes do curso da matemática da Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Canindé poderão realizar matrículas. Em junho de 2002 eles foram impedidos de se matricular porque estavam em débito com a instituição.
Os alunos entraram com mandado de segurança, alegando não terem condições financeiras para efetuar o pagamento e sustentaram ainda que a Universidade é mantida pelo Governo estadual, devendo oferecer ensino gratuito.
A UVA contestou, afirmando não estar integrada à administração direta do Estado, podendo cobrar taxas dos estudantes e ressaltou ainda que o curso é ministrado fora da sede da instituição em Sobral, e que há a exigência de contratar professores e pagar o aluguel do local onde as aulas ocorrem.
Ao analisar o processo, o desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará
afirmou que as universidades podem ajuizar ação para reaver os valores em atraso, mas não tirar o direito dos alunos de continuar os estudos.
Fonte: Ceará Agora.