terça-feira, 10 de maio de 2011

SENDETARISMO X QUALIDADE DE VIDA








Atualmente, em nosso município é crescente o número de pessoas que vêm se preocupando em praticar atividade física regularmente. Seja pela manutenção a saúde, estética, lazer ou ainda por razões específicas, esta crescente expansão já é uma realidade.
Vários estudos científicos comprovam os efeitos benéficos da prática de atividade física regular. Está provado que previne as doenças cardiovasculares, melhora a circulação linfática e arterio-venosa, melhora os níveis sanguíneos da glicose, controla a diabetes, libera endorfinas, auxilia a hidratação de discos, tendões, capsulas e cartilagens, aumenta a autoestima e reduz a tendência para a depressão.
Uma vida sedentária provoca no aparelho locomotor um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, fazer ginástica são propostas válidas para evitar o sedentarismo, e importantes para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.
O melhor exercício é aquele que possa ser ajustado às condições de cada um, não expondo o indivíduo a riscos desnecessários. Atividade física não adaptada de acordo com cada indivíduo e mal orientada, pode ocorrer lesões e o abandono da atividade. Também deve ser estimulante e motivador, para que possa ser realizado com mais prazer e intensidade, resultando em uma vida mais ativa e saudável.
Cuidados básicos antes do início de uma atividade.
Antes de exercício, o praticante deve fazer alongamentos, para evitar lesões. Esse aquecimento prévio é importante para que a pessoa sinalize ao corpo que irá começar uma atividade física.
Ingerir líquido antes e depois dos exercícios é importantíssimo, manter-se bem hidratado é fundamental, sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo. Além de manter o volume e pressão do sangue, ela carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas.
O praticante não deve caminhar em jejum, devem ser ingeridos alimentos de fácil digestão como uma fruta.
Cautela em realizar atividade física sob o sol - muito calor faz a temperatura corporal subir demais, a hipertermia provoca falhas no sistema de regulagem de calor, Hidrate-se com muita água use roupas que facilitem a transpiração.
Fazer atividade só uma vez ou outra não adianta. O ritmo também deve começar mais lento e ir aumentando progressivamente.
O uso do tênis adequado para não gerar forte impacto nas articulações.
Quem faz caminhadas, alguns especialistas recomendam que ao final da tarde, é o melhor para a prática, principalmente para aquelas pessoas que possuem cardiopatias, são diabéticas ou hipertensas. Mas os horários, antes das 10h e depois das 16 horas são aconselháveis. O ideal é que exista um horário fixo, para que o organismo se adapte melhor.


Diogo Alves - Graduado em Fisioterapia pela UNIFOR e pós-graduando em fisioterapia traumato-ortopedia. Atualmente atendendo pelo grupo POUPA URNA.

'Garota Atual' da 7ª edição








Conheça a história do 'santo sem cabeça' do Sertão Cearense


Foto tirada da BR - 020 nas proximidades da sede de Caridade


Quem passa ou se aproxima do município de Caridade pela BR-020, pode observar uma ‘estátua sem cabeça’ encravada no alto do morro ao leste da cidade. E a cabeça? A gigantesca cabeça está numa rua da cidade há aproximadamente três quilômetros do tronco, tendo o seu interior, servido até de moradia para sem-tetos, antes de ser murado, e é um dos pontos turísticos do município.
Tudo teve início nos anos de 1980, ao assumir a prefeitura de Caridade, Raul Linhares Teixeira, encontrou ali uma população, vivendo da agricultura de subsistência cultivando milho e feijão - caso houvesse inverno. Figura carismática e querida no meio político local, Linhares partiu em busca de recursos e apoio de colaboradores e parceiros que ajudassem a mudar o perfil econômico do município. Emergencialmente, procurou os programas sociais, tais como ASA BRANCA do Governo do Estado, LBA, DIACONIA, CRUZ VERMELHA, FUNDAÇÃO KELLOG, FUNDAÇÃO – PREFEITURA DE TOURS (França), entre outros. Foi nessa perspectiva que ele solicitou ao deputado Marcelo Linhares (seu tio) que pertencia à equipe do governo, um estudo sobre as possíveis viabilidades econômicas do município. No diagnóstico, apareceu em primeiro lugar, O TURISMO RELIGIOSO, levando em consideração os sonhos de um povo simples, a fé, a seca e outras adversidades, surgiu à figura de SANTO ANTONIO DE CARIDADE, já consagrado por seus milagres. “Conta-se que por volta de 1880 quando o fabriqueiro Raimundo Lopes Ferreira e muitos outros que trabalhavam na edificação do primeiro NICHO, uma parede inteira desabou por cima dos operários e ninguém se machucou”, disse Margarida Linhares, esposa do então prefeito da época. Seguindo este rastro, resolveu o Prefeito erigir no alto do Serrote Cágado, nome primitivo do município, um monumento que em tamanho seria o terceiro maior do mundo, com templo, praça pública e dotada de uma infraestrutura necessária para transformar-se num polo de atração dos fiéis e recanto de beleza turística e lazer da região.
A proposta foi encaminhada ao professor Alexandre Diógenes da Universidade Federal do Ceará-UFC, assim como, o escultor e artista plástico, FRANZÉ D’AURORA que elaboraram o projeto do monumento. Apesar das inúmeras dificuldades, principalmente no que se refere ao aspecto financeiro, o projeto foi iniciado usando uma tecnologia nova para época. Numa última analise, constatou o professor, que a estrutura de tamanha magnitude já praticamente concluída precisaria de um reforço interno, devido à intensidade e a força dos ventos naquela altitude, se assim não o fizesse ela não suportaria o peso de tamanha cabeça. A mudança inesperada alterou o orçamento fazendo com que a conclusão fosse adiada por tempo indeterminado.
Caridade ganhou repercussão nacional como a cidade do SANTO SEM CABEÇA. Atualmente, tem passado por lá inúmeros turistas e curiosos interessados em conhecer a famosa cabeça do ‘Santo Casamenteiro’.
O atual prefeito de Caridade, Júnior Tavares, afirmou que existe um novo projeto em fase de conclusão, em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC. “Técnicos estão avaliando como reaproveitar o projeto atual a fim de concluirmos essa grande obra aqui no município de Caridade”, disse o gestor. Na próxima edição iremos trazer mais informações a respeito desse assunto.

Quixeramobim sediará Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)






O município de Quixeramobim, no Sertão Central, sediará o terceiro hospital regional de alta complexidade que será construído no Interior do Estado. O hospital será semelhante ao já inaugurado Hospital Regional do Cariri, no município de Juazeiro do Norte. A escolha aconteceu nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções em Fortaleza, após votação dos municípios que compõem a nova macrorregião de saúde. Com 61% dos votos, Quixeramobim ganhou a disputa com Quixadá, Canindé e Boa Viagem.

De acordo com o governador Cid Gomes a previsão é de que as obras sejam iniciadas até o fim deste ano e que a construção seja executada num período entre 18 e 24 meses. O governador disse ainda que o orçamento para a nova unidade de saúde ficará entre R$ 50 e 70 milhões. Cid acrescentou ainda que os recursos para a construção serão do Tesouro Estadual e irá procurar parceria com o Governo Federal. “O hospital de Quixeramobim já sai em vantagem, uma vez que o projeto será muito parecido com o de Juazeiro e portanto serão feitas algumas adequações, o que significa ganho de tempo”, justificou. Cid disse ainda que com a construção da nova unidade se coloca em prática uma política traçada pela atual gestão em tornar o Ceará um estado referência na área da Saúde. “Estamos equipando o Interior com os melhores serviços e esse hospital atenderá o Sertão Central, Sertão de Canindé e Sertão dos Inhamuns”, explicou.

Sobre o modelo da escolha do município para sediar o Hospital Regional do Sertão Central , o Governador explicou que os outros dois municípios-sedes dos hospitais regionais – Juazeiro do Norte e Sobral – já são considerados “capitais” da região que representam e portanto não foi necessária a disputa. No Sertão Central, Cid defendeu a democracia e realizou reuniões com os representantes municipais para definir os critérios de escolha. Segundo Cid, houve um grande debate em todos os municípios e após um mês de reuniões e discussões a votação ficou agendada para esta segunda-feira. Cada município foi representado por dois votos sendo um da Câmara Municipal e outro do prefeito, este votando em comum acordo com o seu Conselho Municipal de Saúde. Os votos foram proporcionais a população dos municípios. Os quatro municípios candidatos não participaram da votação.

Para o prefeito de Quixerambim, Edmilson Junior, que compareceu com uma caravana de Quixeramobim, a escolha só referenda a tradição histórica do município com a saúde. Ele garantiu ainda a infraestrutura necessária para o equipamento e citou áreas como a de recursos hídricos e saneamento básico determinantes para a decisão final. A doação do terreno por parte da prefeitura também era pré-requisito para se candidatar. Segundo Edmilson, será às margens da “Estrada do Algodão” e conforme afirmou o Governador já foi aprovado pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE) e pela secretaria da Saúde.

O hospital de alta complexidade atenderá aos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tau.


Acompanharam o processo de votação os secretários estaduais Arruda Bastos (Saúde) e Ivo Gomes (Chefe do Gabinete do Governador), Mauro Filho (Fazenda); os deputados estaduais José Sarto, Zezinho Albuquerque, Rachel Marques, Antônio Carlos e Cirilo Pimenta, a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, os presidente da União dos Vereadores e Câmaras (UVC) do Ceará, Deuzinho Filho, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Henrique Javi.
Confira a votação:




Município Prefeito (Conselho Municipal) Câmara de Vereadores
Aiuaba------------- Quixeramobim------------------ Quixeramobim

Arneiroz---------- Quixeramobim--------------------- Boa Viagem

Banabuiú--------- Quixadá----------------------------- Quixadá

Caridade----------- Canindé--------------------------- Canindé

Choró-------------- Quixadá---------------------------- Quixadá

Ibaretama ---------Quixadá--------------------------- Quixadá

Ibicuitinga---------Quixadá-------------------------- Quixadá

Itatira-------------- Canindé-------------- -------------Canindé

Madalena----------Quixeramobim----------------- Quixeramobim

Milhã-------------- Quixeramobim------------------ Quixeramobim

Parambu---------- Quixeramobim------------------ Quixeramobim

Paramoti----------Canindé----------------------------Canindé

Pedra Branca---- Quixeramobim------------------- Quixeramobim

Senador Pompeu- Quixeramobim----------------- Quixeramobim

Solonópole---------Quixeramobim----------------- Quixeramobim

Tauá-----------------Ausente -----------------------Abstenção

(Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)