O município de Canindé é considerado um dos maiores polos do turismo religioso do Brasil. Todos os anos, numa demonstração de fé e devoção ao padroeiro da cidade, pelo menos, dois milhões de pessoas visitam esse município que abriga o maior Santuário Franciscano das Américas. Na 4ª edição da Atual.com destacamos alguns pontos turísticos que são bastante visitados por romeiros e turistas que vêm a Canindé. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-los, estamos disponibilizando agora através do blog.
sábado, 8 de janeiro de 2011
ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
A Estátua de São Francisco está localizada no Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade. O monumento mede 30,25 metros e é considerado a segunda maior estátua sacra do mundo. Sua inauguração aconteceu no dia 04 de outubro de 2005, porém até a presente data (09/01), o projeto de urbanização ainda está para ser concluído. Para a construção da obra foram necessários 3.500 sacos de cimento (50 kg cada um) e 18 toneladas de ferro, resultando num investimento financeiro de R$ 2,2 milhões. A estátua possui uma escada com 125 degraus e ao topo, um mirante com capacidade para 15 pessoas.
Em tempo. A maior estátua sacra do mundo é a de Santa Rita de Cássia localizada no município de Santa Cruz, estado do Rio Grande do Norte. O monumento mede 56 metros de altura, sendo 6 metros de pedestal, 42 metros da Santa e mais 8 metros de resplendor.
BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
Cartão postal da cidade, a Basílica constitui um dos principais pontos do turismo religioso em Canindé. A construção da capela primitiva foi iniciada em 1775 e concluída em 1796, mesmo ano em que chegou a imagem de São Francisco, que fica exposta no altar-mor da Basílica. Em 30 de julho de 1817 foi elevada a condição de Matriz por D. João VI, no mesmo ano, no mesmo ano toma posse o primeiro vigário, o padre Francisco de Paula Barros. Em 1910, o frade capuchinho Frei Mathias de Ponterânica resolveu empreender a construção do templo atual, encarregando essa tarefa ao arquiteto italiano Antonio Mazzini. Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor italiano George Kau. Em 1925, o papa Pio XI eleva o santuário de Canindé à condição de Basílica Menor, privilégio alcançado por poucas igrejas do mundo.
PRAÇA DO ROMEIRO
Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período dos festejos do padroeiro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante irá encontrar o Museu e o Zoológico de Canindé.