Serão instalados no monumento 300 projetores em LED. Projeto faz parte de uma parceria da arquidiocese, prefeitura e Osram.
A estátua do Cristo Redentor, que completa 80 anos em 2011, vai ganhar de presente uma nova iluminação. De acordo com o projeto, que já foi aprovado, serão instalados no monumento 300 projetores em LED. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Osram Lâmpadas e Sistemas de Iluminação. O trabalho deverá ser concluído em três meses.
O projeto aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, prevê a utilização de milhares de cores, o controle da intensidade de luz, da velocidade e também do direcionamento de cada projetor.
A iluminação terá a assinatura do lighting designer Peter Gasper, que já realizou trabalhos de cenografia na TV, teatro, cinema e shows, além de vários projetos, entre eles, obras de Oscar Niemeyer, em Brasília (Distrito Federal), e o Sambódromo, no Rio.
De acordo com o projeto, todo o conjunto elétrico ao redor da estátua será reformado, incluindo a troca do sistema de luz do estacionamento, escada de acesso e elevadores, além dos geradores e subestação de energia. Toda a execução do projeto será acompanhada pela Rioluz, assim como a manutenção do sistema que, mais tarde, ficará sob a responsabilidade de empresa municipal.
Economia no consumo de energia
A utilização de LED é considerada eficiente com economia no consumo de energia, menor emissão de infra-vermelho, além de não conter metais pesados em sua composição.
A programação e o acionamento das cenas poderão ser realizados via internet ou até mesmo de um celular. No caso de falta de luz o gerador é acionado e mantém as cenas funcionando conforme a programação estabelecida.
(fonte: G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário