quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ETIQUETA SOCIAL NO TRABALHO


Jaqueline Ferro - Colaboradora da Revista Atual.com


Quando chegar ao trabalho cumprimente os companheiros de forma simpática. Dizer “bom-dia”, “boa tarde”, “como vai?”, “dá licença”,”por favor,” ou “até logo” é agradável e gera atitudes positivas.

Discordar não significa alterar o tom de voz, esbugalhar os olhos, espumar pela boca, bater os pés ou dar murros na mesa. Pelo contrário. Discordar de uma idéia, de uma conclusão ou de uma atitude pode ser feito com firmeza e convicção, mas sem necessidade de descortesia ou agressões.

Tratar todos os colegas de trabalho com a mesma simpatia, sem demonstrar preferências pessoais, ajuda a formar grupos sólidos com reciprocidade de confiança. “Panelinhas” dão margem a conflitos e divisões.

Local de trabalho não é lugar de fofocas. Além disso, o fofoqueiro é sempre visto com desconfiança e como mero instrumento de informação. Ele até se destaca... mas, pela falta de outras qualidades e principalmente de ética!

Quaisquer comentários pessoais e subjetivos devem ser evitados ou restringidos ao máximo, até porque, como diz o ditado popular, “as paredes têm olhos e ouvidos”. Local de trabalho não é lugar para resolver problemas pessoais ou familiares, usá-lo rotineiramente com esta finalidade é inconveniente e gera rejeição. Se o que vai comentar pode não ser útil, nem bondoso ou verdadeiro, então… não fale.

Dedicação, compromisso (não só envolvimento) e comprometimento são os melhores exemplos de profissionalismo. Franqueza demais ou inoportuna pode gerar reações indesejáveis. Para ser agradável e bem-vindo no ambiente de trabalho, deve-se sempre ter atitudes amistosas e simpáticas. Mau humor não ajuda em nada.

CONVERSAÇÃO - Sete pecados capitais que você deve banir de toda conversa (pessoal e profissional):

• Maledicência: prefira calar-se a falar mal de alguém. (Resista, resista!)

• Excesso de naturalidade: nada de falar sobre doenças, problemas cotidianos, intimidades e tudo o mais. Palavrões, nem pensar! Seja qual for à situação.

• Bocejo: o inimigo número 1 de qualquer conversa. Se a situação estiver insuportavelmente tediosa e você não conseguir segurar o bocejo, continue olhando nos olhos da outra pessoa, demonstrando interesse. Não se esqueça de desculpar-se depois, explicando sua exaustão.

• Consultas profissionais: em reuniões sociais elas são totalmente descabidas. Ao conversar com um médico, nunca comente aquela doença que persegue você desde a infância. No máximo, peça um cartão e marque uma consulta.

• Falar de negócios, só na empresa ou nas reuniões específicas de trabalho.

• Piadas: utilize-as apenas se você for profissional da comédia, mesmo assim somente com cachê. Numa reunião, a segunda piada já fica chata.

• Intransigência: respeite as diferenças, a religião, o paladar e a opinião política dos outros. Não discuta esses tópicos, eles podem terminar em confusão.


Nenhum comentário: