A redação da Revista Atual.com foi até o distrito de Raimundo Martins no município de Santa Quitéria, Interior do Ceará, para conversar com Marcos Duarte, um dos finalistas, do “Ídolos” 2009 da Rede Record de Televisão. Na ocasião, Eram mais de 37 mil inscritos e ele consegui chegar à última etapa do Reality Show, mas acabou desistindo do programa, surpreendendo produção, jurados, participantes, plateia, familiares e principalmente os milhões de fãs em todo o Brasil. Após nove meses do desligamento voluntário do programa, ele conversou com a nossa reportagem e contou detalhes sobre o que realmente aconteceu e como está sendo sua vida após ficar conhecido nacionalmente e até no exterior, pela Record Internacional.
Atual: Marcos, como surgiu a ideia de participar do Ídolos?
Marcos Duarte: A ideia surgiu de um colega meu aqui do interior, eu não estava sabendo das inscrições, fui saber mais sobre o assunto e acabei me inscrevendo. Dois dias depois viajei para Fortaleza, lá participei da seletiva e fui classificado para uma nova fase em São Paulo.
Atual: Durante todo o programa qual foi a fase mais difícil?
Marcos Duarte: A fase mais difícil foi a de teatro, foi quando colocaram umas músicas fora do meu estilo e eu não consegui me sair tão bem.
Atual: Ao entrar no programa qual era realmente o seu objetivo?
Marcos Duarte: Meu objetivo era mostrar o que eu sei fazer. Cantar as músicas que eu canto e me tornar conhecido. É assim, quando a gente quer participar tem uma empolgação, mas quando a gente está dentro, vivenciando tudo aquilo, é totalmente diferente.
Atual: O que motivou você a desistir na última etapa do reality show?
Marcos Duarte: Olha...foi meu problema de saúde. Eu tenho um problema de pele chamado psoríase, que é afetado quando a gente tem estresse, nervosismo, quando bole com o fator emocional. Lá eu tinha uma convivência que dava muito estresse e daí veio a piorar o meu estado de saúde. Devido a isso, eu estava para entrar em depressão lá dentro da casa.
Atual: Teve alguma pressão interna para que você deixasse o programa?
Marcos Duarte: Não. Muito pelo contrário, eles lá do Ídolos me incentivavam bastante para que eu continuasse. Falavam para mim, que eu tinha livre arbítrio para ficar ou para sair. Eu disse que não estava mais suportando ficar no programa e tomei a decisão de não continuar.
Atual: Há alguma rivalidade entre os participantes do Ídolos, principalmente com aqueles que estão se destacando mais?
Marcos Duarte: Eu posso dizer que há, porque eu convivi com eles. A gente percebe que aqueles que se destacam começam a serem vistos de forma diferente. Quanto a mim, se um dia precisar subir na vida derrubando alguém, jamais irei fazer isso. É meu jeito simples, da forma que fui criado... não irei mudar.
Atual: Qual foi a sensação que você sentiu logo após a desistência?
Marcos Duarte: Quando eu desisti...apesar de querer muito aquilo, não deixa de ser uma sensação de alívio, de não mais passar por aquilo que passei. Houve vezes que eu pensei que iria morrer em cima daquele palco. Isso, devido os problemas que tenho, é claro.
Atual: Em algum momento você chegou a se arrepender da decisão?
Marcos Duarte: Em momento algum. As pessoas chegam até mim, perguntavam se eu havia me arrependido, eu digo...olha eu nunca me arrependi.
Atual: Você toparia participar de mais uma edição do Ídolos?
Marcos Duarte: Não [risos]. Porque eu já sei como funciona e não quero passar por aquilo que passei. Até as pessoas famosas dizem que ficam nervosas, mas acho que o meu nervosismo foi duplicado. Nos shows eu sinto, mas não tanto como lá, é uma coisa que já estou familiarizado.
Atual: Durante o Ídolos, você foi incentivado por alguma dupla famosa ou algum artista conhecido nacionalmente a não desistir da carreira?
Marcos Duarte: Com certeza. Eu estava lá no Studio que fica no centro de São Paulo quando o Zezé de Camargo ligou para produção querendo falar comigo, mas eu não sabia que era ele. O maestro falou que tinha uma pessoa querendo falar comigo, quando atendi a ligação, ao ouvir aquela voz rouca, bem diferenciada né, reconheci logo. Ele me deu bastante força, disse que estava torcendo muito por mim e que eu iria muito longe.
Atual: Quanto ao problema de saúde você está fazendo algum tratamento?
Marcos Duarte: Estou realizado um tratamento há uns oito anos. No início, o medicamento surtia efeito, já uns dois três meses atrás não tava tendo um bom resultado com essa medicação. Agora estou fazendo um tratamento mais avançado e segundo os médicos vai me dar mais estabilidade de vida.
Atual: O que mudou na sua vida depois da participação naquele programa?
Marcos Duarte: Mudou muita coisa. Mudou o cachê [risos], hoje eu tenho uma valorização maior. Acho que o Ídolos abriu portas e a tendência é melhorar cada vez mais.
Atual: O Brasil inteiro conheceu o seu talento através do “Ídolos”. Após a sua saída, você recebeu algum tipo de proposta?
Marcos Duarte: Olha, comecei a receber proposta quando ainda estava no Ídolos. Mas estamos aguardando o momento oportuno e uma proposta que seja legal para minha carreira. O Algacy que é meu empresário está cuidando dessa parte.
Atual: Quanto à carreira musical, atualmente como está?
Marcos Duarte: Está boa. Estou fazendo meus shows, antes era somente voz e violão, hoje já estou tocando com banda, apesar de ainda não ter conseguido a minha. Já tenho minhas próprias músicas gravadas e a tendência é melhorar cada vez mais.
Atual: Deu para perceber que você é um amante da música sertaneja. Quem são seus ídolos?
Meus ídolos são Zezé e Luciano. São dois caras que admiro muito pela história de vida e pelo talento que eles têm.
Atual: O que a música representa para você?
Marcos Duarte: A música representa tudo na minha vida. A música é uma terapia, é uma forma de viver. Sabe, quando você está com mal-estar você canta e se alegra, é como dizem: quem canta, seus males espanta. A música é tudo para mim.
Atual: Quem mais te incentiva a seguir carreira musical?
Marcos Duarte: De um modo geral, acho que todas as pessoas que chegam até mim é para mim dá força e, principalmente, minha família: mãe, avó, irmãos, meus primos, tios, enfim, todos.
Atual: O seu maior sonho e os planos para o fututo?
Marcos Duarte: Meu maior sonho é poder viver de música. É dá uma comodidade maior a minha família. Porque sem dinheiro, hoje, fica difícil viver, se manter. Espero crescer musicalmente e também ajudar aquelas pessoas que precisam, isso é uma das coisas essenciais, poder ajudar o próximo.
Atual: Você se considera uma pessoa vitoriosa?
Marcos Duarte: Sim. Apesar de não ter suportando ficar no Ídolos, mas só pelo fato de ter participado, já foi uma vitória muito grande para mim. Apenas com o talento, cheguei onde muitos outros não chegaram com a técnica e o conhecimento adquirido em escolas. Para quem aprendeu tocar sozinho e vive aqui onde vivo, chegar até aquela etapa é sem dúvida uma grande vitória.
Entrevista: Xisto Lima e Ênio Marcos. Foto: Everton Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário